PUBLICIDADE

Mais de 60% das prefeituras têm página na internet, diz IBGE

13 mai 2010 - 12h45
Compartilhar

A maioria das cidades brasileiras oferece ao cidadão informação e serviços pela internet, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (Munic 2009), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 5.565 prefeituras que responderam ao questionário da pesquisa, 60% têm página na internet (3.339). Dessas, 1.497 prefeituras disseram ter sites informativos e 1.060 afirmaram que suas páginas oficiais permitem ao usuário fazer sugestões e reclamações.

Apenas 780 municípios - quase todas capitais ou grandes cidades do País (Sul e Sudeste) - informaram que, além de informativa e interativa, sua página na internet possibilita que o cidadão tenha acesso a serviços como alvará provisório e matrícula escolar.

Apenas 349 municípios declararam oferecer ferramentas para usuários com deficiências auditivas e somente 36 têm sites que atendem às necessidades de deficientes visuais, quase todos localizados nas regiões Sul e Sudeste.

O telefone ainda é o meio mais usado para o atendimento à distância. Os dados apontam que 94,2% das prefeituras disponibilizaram alguma forma de atendimento remoto.

A inclusão digital é uma preocupação para 87,6% dos municípios, que informaram que estão desenvolvendo ou já desenvolveram uma política ou plano para garantir aos seus cidadãos acesso à informação e o direito à comunicação por meio das novas tecnologias. O Sudeste concentra o maior número de prefeituras que já têm uma política nesta área e a maioria desses municípios tem mais de 500 mil habitantes (95%).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade