PUBLICIDADE

Política

Maioria dos brasileiros não quer partido novo, diz estudo do PSD

2 mar 2012 - 17h02
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O recém-criado Partido Social Democrático (PSD), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, publicou e distribuiu para a militância, na última sexta-feira, em São Paulo, uma pesquisa de âmbito nacional. Entre os dados do estudo "O que querem os Brasileiros", que declara ter ouvido 3 mil pessoas na pesquisa quantitativa e 180 na qualitativa em 46 cidades de 18 Estados no fim de 2011, chama atenção que 58% dos entrevistados manifestaram não querer um novo partido político.

Mais da metade dos brasileiros respondeu que não queria uma legenda nova, mas PSD conclui que "há espaço para um partido inovador" (sublinhado pelo Terra)
Mais da metade dos brasileiros respondeu que não queria uma legenda nova, mas PSD conclui que "há espaço para um partido inovador" (sublinhado pelo Terra)
Foto: Reprodução

Os brasileiros que apoiariam um novo partido somavam 32% dos entrevistados, e os que não tinham opinião, 11%. Em seguida, como para suavizar a rejeição a uma nova sigla, a mesma pesquisa analisa que "há espaço para um partido inovador". Para respaldar a afirmação, o dado seguinte aponta que 81% dos brasileiros acham que deveria ser criado um partido que defenda a lei e a ordem, e 61% diz que, se um partido fosse criado, deveria cuidar de todos, contra 35% opinando que o foco deveria ser os mais pobres.

Para o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que preside o "Espaço Democrático", evento onde foi distribuído o material, a opinião reflete a saturação dos brasileiros do ambiente político atual. "É uma pesquisa que norteia o partido para ocupar o espaço", diz Afif. O político destacou ainda o posicionamento ideológico do brasileiro, que se coloca ao centro. A pesquisa aponta que a maior parte dos brasileiros (30%) se posiciona na centro-direita, enquanto 28% no Centro e 24% na centro-esquerda. Para Afif, os dados indicam o "conservadorismo" do brasileiro, marcado principalmente pelo apego à família.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade