PUBLICIDADE

Polícia

MA: PF prende 6 e busca prefeito por desvio de quase R$ 6 mi

11 mai 2011 - 08h42
(atualizado às 12h10)
Compartilhar
Eveline Cunha
Direto de São Luís

A Polícia Federal e a a Controladoria Geral da União (CGU) realizam na manhã desta quarta-feira uma operação de combate ao desvio de dinheiro público em São João do Paraíso, sudoeste do Maranhão, a 760 Km da capital São Luís. A ação tem o objetivo de cumprir 13 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Entre os mandados de prisão está um contra o prefeito do município, Raimundo Galdino Leite, que permanecia foragido por volta das 12h, quando seis suspeitos já haviam sido presos. As investigações apontam um desvio de quase R$ 6 milhões dos cofres públicos do município, dinheiro federal que seria para educação e saúde.

Participam da Operação, batizada de Usura, 100 policiais federais e 15 auditores da CGU. As investigações são das administrações equivalentes a 2005 - 2008 e 2009 até a data atual.

Os suspeitos de participação da fraude são investigados pelos crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica, formação de quadrilha e peculato, apropriação indevida de dinheiro público.

Outros políticos do município, ligados ao prefeito, também estariam envolvidos na fraude de desvio de recursos públicos. O prefeito Raimundo Galdino Leite foi afastado do cargo em 2009 por meio de uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público, mas retornou ao cargo em 2010 depois que conseguiu uma liminar da justiça.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade