PUBLICIDADE

Política

Lupi se reúne com PDT na terça para tentar apoio do partido

21 nov 2011 - 18h55
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Em reunião com o PDT na próxima terça-feira, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tentará obter apoio do partido para continuar à frente do cargo. Há mais de 15 dias são divulgadas denúncias envolvendo seu nome e de assessores ligados a ele, colocando mais um ministro do governo Dilma Rousseff na berlinda. Só este ano, seis titulares foram demitidos pela presidente, sendo cinco por denúncias de corrupção. Lupi e a executiva nacional do partido se reunirão na sede do PDT em Brasília, às 19h.

Segundo revista, Lupi teria usado um avião pago por empresário beneficiado por convênios do ministério
Segundo revista, Lupi teria usado um avião pago por empresário beneficiado por convênios do ministério
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Desde que surgiram as primeiras denúncias, Lupi foi alvo dentro do próprio partido. Parlamentares do PDT defenderam que o Ministério Público instaurasse um inquérito para apurar as acusações. Outros deputados chegaram a pedir que o ministro se afastasse do cargo para responder às denúncias. Lupi, no entanto, se segura no cargo e só deve sair na reforma ministerial que a presidente vai promover no início do ano que vem.

Nas últimas duas semanas, Lupi compareceu a audiências na Câmara e no Senado para explicar as denúncias. Na Câmara, o ministro negou conhecer Adair Meira, diretor de duas organizações não-governamentais (ONGs) que mantêm contratos de R$ 14 milhões com a pasta. Lupi também afirmou que não pegou carona em avião providenciado por Meira. A versão do ministro foi desmentida no fim de semana seguinte, quando foram divulgadas imagens dele desembarcando do avião ao lado do diretor.

Na semana seguinte, no Senado, Lupi culpou a memória e disse que não tinha relações "pessoais" com Adair Meira. Na ocasião, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) formalizou um pedido de informações ao ministro sobre os convênios do ministério com a ONG Pró-Cerrado, dirigida por Meira. O requerimento deve ser respondido por Lupi amanhã. Durante a oitiva no Senado, parlamentares do PDT voltaram a defender que o ministro se afastasse do cargo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade