PUBLICIDADE

Política

Lula vai iniciar sessões de radioterapia em 4 de janeiro

29 dez 2011 - 21h06
(atualizado às 21h15)
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retomar em 4 de janeiro de 2012 o tratamento contra o câncer diagnosticado em sua laringe. Nesta data, está previsto que Lula retorne ao Hospital Sírio-Libanês para sua primeira sessão de radioterapia, procedimento que deverá ser realizado outras vezes ao longo de seis semanas.

Conheça o tratamento e as consequências à saúde de Lula

Lula completa 66 anos: relembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

De acordo com a assessoria de imprensa de Lula, a equipe médica resolveu manter o cronograma de tratamento que previa as sessões de radioterapia mesmo após constatar uma redução de pelo menos 75% do tumor. Como as sessões, que acontecerão cinco vezes por semana, serão rápidas, Lula não precisará ser internado.

Lula está com a família em seu sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, onde passará o final de ano. Na semana passada, ele se encontrou com a presidente Dilma Rousseff, que lhe entregou um presente dos catadores de materiais recicláveis.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

 A presidente Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente em São Paulo
A presidente Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente em São Paulo
Foto: Instituto Cidadania / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade