PUBLICIDADE

Política

Lula receberá prêmio em Portugal por combate à pobreza

21 mar 2011 - 15h10
(atualizado às 18h06)
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, no dia 29 de março, em Lisboa, o prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa por sua luta contra a pobreza, em um ato que pode contar também com a presença de sua sucessora, Dilma Rousseff. Segundo fontes oficiais, Lula receberá o prêmio na Assembleia da República Portuguesa junto à ativista canadense Louise Arbour, que também será reconhecida por seu trabalho em prol dos direitos humanos.

Lula também receberá homenagem em Coimbra
Lula também receberá homenagem em Coimbra
Foto: AP

Lula recebeu a distinção pela promoção do desenvolvimento econômico e a igualdade social no Brasil durante seus oito anos na chefia do Estado (2002-2010). O prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa, entregue todos os anos a uma personalidade do hemisfério norte e a outra do sul, foi recebido em sua última edição pelo ex-dirigente soviético Mikhail Gorbachev e pela ativista kuwaitiana Rola Dashti.

Além desse prêmio, a Universidade de Coimbra, a mais prestigiada do país e situada no centro de Portugal, concederá a Lula em 30 de março a distinção doutor honoris causa em reconhecimento da atenção que dedicou "aos grandes problemas do mundo" e a preservar a amizade entre os dois países. A cerimônia será realizada na Sala dos Capelos, o mesmo espaço da universidade onde Fernando Henrique Cardoso recebeu a mesma distinção em 1995.

A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi convidada aos dois atos, e vários meios de comunicação portugueses deram por certo o seu comparecimento. No entanto, fontes da diplomacia brasileira consultadas não confirmaram a visita da presidente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade