PUBLICIDADE

Política

Lula recebe visita de médico e tem pressão estável

28 jan 2010 - 19h41
(atualizado às 20h06)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Após se sentir mal na noite de quarta-feira e passar a noite internado em um hospital de Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu por volta das 17h o médico da Presidência da República, Cleber Ferreira, que atestou que seu quadro clínico está evoluindo positivamente. Em um exame de cerca de 45 minutos, feito no apartamento de Lula na cidade de São Bernardo do Campo, o médico constatou que a pressão arterial do presidente está em um patamar considerado bom, 11 por 8.

No primeiro dia de repouso após o quadro de hipertensão, o presidente recebeu telefonemas de praticamente todos os 37 ministros de Estado, além de ligações de amigos e dos presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e da Colômbia, Álvaro Uribe. Em nenhum dos casos, no entanto, o próprio presidente falou ao telefone. Ele dormiu das 12h às 17h.

Ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, e dos filhos Marcos, Fábio, Sandro e Luís Cláudio, Lula passou o dia todo descansando.

Manhã

Após exames pela manhã com seu médico particular, Roberto Kalil, o presidente seguiu para São Bernardo do Campo, onde deve permanecer até domingo sem compromissos oficiais. Lula ainda não definiu se irá se submeter a um check-up nos próximos dias.

Entenda o caso

Lula descansou toda a noite no Hospital Português, no Recife, após receber tratamento para estabilizar a pressão, que estava em 18 por 12 quando os médicos diagnosticaram a crise. O presidente passou mal durante um jantar noite desta quarta e recebeu o diagnóstico dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) quando se preparava para embarcar rumo a Zurique, na Suíça.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula passou o dia indisposto e cansado na capital pernambucana. No hospital, o presidente se submeteu a exames de eletrocardiograma, raio X do tórax, tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade