publicidade
09 de dezembro de 2012 • 13h29 • atualizado às 13h59

Lula recebe Prêmio Internacional Catalunha na próxima 5ª

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima quinta-feira o XXIV Prêmio Internacional Catalunha das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat (governo dessa região do nordeste espanhol), informaram neste domingo fontes do Executivo catalão.

O prêmio foi concedido em abril como reconhecimento pela política de crescimento econômico de seu governo que colocou o Brasil à frente da globalização, alargando a classe média e favorecendo uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades.

O júri, que premia personalidades cuja trajetória contribuiu para promover os valores culturais, científicos e humanos no mundo todo, levou em conta os esforços de Lula para enfrentar "com imaginação e coragem a pobreza e a desigualdade", política que levou à criação de uma importante classe média no Brasil.

O Prêmio Internacional Catalunha é de 80 mil euros (cerca de R$ 215 mil), além da escultura "La clau y la lletra" (A chave e a letra), de Antoni Tàpies, um artista catalão que morreu no início do ano. Lula sucede, na relação de premiados, o escritor japonês Haruki Murakami, ganhador da edição de 2011.

EFE EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.