PUBLICIDADE

Política

Lula pede que UE não volte atrás em conquistas sociais

13 dez 2012 - 18h04
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pedido nesta quinta-feira à União Europeia (UE) para que não recue nas conquistas sociais que custaram décadas. Ele também sugeriu que os países parem de discutir a crise e passem a buscar soluções. "Vocês não podem permitir em nenhum momento que haja um retrocesso das conquistas que fizeram ao longo de décadas, e pelas quais o Brasil e outros países estão lutando hoje. Nós lutamos para conquistá-las, vocês para não perdê-las", disse Lula em Barcelona, onde recebeu o Prêmio Internacional Catalunha.

"Precisamos parar de discutir crise econômica", diz Lula:

O ex-presidente recebeu o prêmio do presidente interino do governo regional da Catalunha, Artur Mas, como reconhecimento ao seu trabalho no Brasil. "A luta da Europa durante séculos foi exemplo para muitas pessoas. Agora não podemos perder a esperança, não podemos crer que a crise causada pelo sistema financeiro é maior que a capacidade de luta. Se acreditarmos que isto não é assim, poderemos superar a crise e assegurar que a Europa garanta o estado de bem-estar", afirmou.

Segundo Lula, "a UE está mais unida que nunca, mas se vê que tem defeitos. Isto não pode levar ao desespero, é um momento para muita reflexão e muito debate". O ex-presidente lembrou que foram necessários muitos protestos e muita luta para conseguir o estado de bem-estar atual na União Europeia, que, disse, é "um patrimônio da humanidade no campo da democracia e dos direitos".

Lula destacou que o desenvolvimento global deve ser o resultado do progresso de todos os continentes, e por isso é o momento da inclusão dos pobres na economia de seus países e dos países pobres na economia mundial. Ele explicou que o prêmio que recebeu hoje chegou em um momento - abril deste ano - no qual acabava de enfrentar "a batalha mais dura, a luta pela própria vida", já que terminava o tratamento contra o câncer de laringe que superou e do qual agora já está recuperado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade