PUBLICIDADE

Política

Lula ironiza EUA e diz que esquerda deve ter sua própria mídia

2 ago 2013 - 22h01
(atualizado às 22h20)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou os Estados Unidos, nesta sexta-feira, em seu discurso na cerimônia de abertura do 19º Foro de São Paulo, na capital paulista
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou os Estados Unidos, nesta sexta-feira, em seu discurso na cerimônia de abertura do 19º Foro de São Paulo, na capital paulista
Foto: Gabriela Biló / Futura Press

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou os Estados Unidos, nesta sexta-feira, em seu discurso na cerimônia de abertura do 19º Foro de São Paulo, na capital paulista. Fazendo menção às denúncias de que o governo americano espiona outros países, entre eles o Brasil, o petista afirmou que não poderia se alongar em sua fala, pois “os Estados Unidos não brincam em serviço” e estariam gravando a cerimônia. 

Para Lula, os Estados Unidos se incomodam com a articulação política e diplomática dos países latino-americanos e acusou o governo do país de tentar enfraquecer a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) com a Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, Peru e México, que também promove uma área regional de livre comércio. 

Para demonstrar o poder dos Estados Unidos na influência da geopolítica global, Lula citou a tentativa de negociações entre o Brasil com o governo iraniano e turco, que permitiria que o Irã enriquecesse urânio num país vizinho indicado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), provavelmente a própria Turquia. 

Os Estados Unidos foram contra a ação e venceram no Conselho de Segurança da ONU, impondo sanções ao país do Oriente Médio. De acordo com a revista Época, a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espionou países-membros do conselho, incluindo o Brasil, antes da votação das sanções contra o Irã. 

Estabelecer novas comunicações

Segundo Lula, as classes dominantes usam a mídia contra os governos tidos como progressistas, na tentativa de desprestigiá-los e, por isso, a internet necessita ser mais utilizada pela esquerda. "Nós precisamos criar o nosso instrumento de comunicação. O que está acontecendo no mundo serve de aprendizado. (...) Agora, com a internet, do jeito que ela funciona, nós temos a capacidade de ter a nossa própria mídia”, disse o petista. 

Citando o presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em março deste ano, Lula disse que a América Latina precisa se integrar. “Temos que ter consciência que pelo fato da esquerda estar enfraquecida no mundo, a América Latina pode ser um farol para a nova esquerda", afirmou o petista, dizendo que Chávez faz muita falta ao continente. 

Lula afirmou que irá propor um encontro de parlamentares dos países da América Latina e do Caribe. 

Protestos

Segundo Lula, os protestos que tomaram as ruas do País pegaram todos os partidos políticos de surpresa. “Nós fomos ficando velho e perguntando cadê a juventude em nossos partidos? Precisamos nos renovar", afirmou o ex-presidente. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade