PUBLICIDADE

Política

Lula felicita presidente colombiano por esforço pela paz na Colômbia

4 jun 2013 - 16h19
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula e Santos em Bogotá
Lula e Santos em Bogotá
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Divulgação

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva felicitou nesta terça-feira o mandatário colombiano, Juan Manuel Santos, por seu esforço para obter a paz, durante uma visita a Bogotá na qual também elogiou os avanços sociais da Colômbia. Lula afirmou que aprecia "do fundo do coração" os esforços do presidente colombiano pela paz, durante um ato no qual Santos apresentou vários programas sociais que pretende implementar em seu governo.

"Eu sei que pode haver uma pessoa ou outra que não queira a paz, mas não sei quem pode ganhar com um conflito armado, quem perde é o povo, sempre", acrescentou o ex-presidente (2003-2010). Lula manifestou sua confiança de que a Colômbia registrará avanços sociais e desejou sorte a Santos nas negociações de paz que seu governo realiza em Havana desde novembro de 2012 com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A guerrilha esquerdista das Farc é a principal da Colômbia e a mais antiga da América Latina, com cerca de 8 mil combatentes atualmente. No dia 26 de maio, governo e Farc chegaram a um acordo sobre a questão agrária, primeiro dos cinco pontos da agenda de negociações de paz, e os diálogos serão retomados no dia 11 de junho sobre a participação política da guerrilha.

O processo de paz da Colômbia conta com o apoio internacional de Noruega e Cuba (garantidores) e de Venezuela e Chile (observadores). O conflito armado da Colômbia, que também envolve outras guerrilhas de esquerda, grupos paramilitares de direita e organizações do narcotráfico, deixou mais de 3,7 milhões de deslocados, 600 mil mortos e 15 mil desaparecidos em quase 50 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade