PUBLICIDADE

Política

Lula deve dormir no hospital e retomar quimioterapia na terça

12 dez 2011 - 15h05
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O médico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil Filho, disse na tarde desta segunda-feira que ele deve reiniciar a quimioterapia apenas na terça-feira. De acordo com o médico, os resultados dos exames que ele realiza nesta segunda saem apenas no final da tarde e que o tratamento deve ter seguimento amanhã. Lula passa a noite no hospital.

Lula raspou a cabeça por efeitos colaterais do tratamento contra o câncer
Lula raspou a cabeça por efeitos colaterais do tratamento contra o câncer
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula / Divulgação

Saiba mais sobre os cânceres de Dilma e Lula

Conheça o tratamento e as consequências à saúde de Lula

Lula completa 66 anos: relembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

No final da manhã desta segunda-feira, Kalil declarou que os resultados preliminares dos exames permitem otimismo. "Os primeiros resultados são animadores", disse o médico, acrescentando que mais detalhes seriam revelados à tarde.

O ex-presidente foi internado na manhã desta segunda-feira no hospital Sírio Libanês para a terceira e última sessão de quimioterapia contra um câncer na laringe, diagnosticado em outubro.

Lula chegou ao hospital pela garagem, sem acesso da imprensa por volta das 7h30 (horário de Brasília), e foi submetido a alguns exames, como uma laringoscopia e uma tomografia, para avaliar os resultados obtidos do tratamento.

O ex-presidente, 66 anos, afirmou no domingo estar confiante no sucesso do tratamento. "Os médicos estão otimistas, então eu não tenho porque não estar", disse Lula, que posou para fotos sem o chapéu que usava para esconder a cabeça raspada.

Segundo sua assessoria, Lula passará a noite internado e provavelmente receberá alta na terça. Os médicos também poderão submeter o ex-governante a outros exames para detectar metástases.

Após a quimioterapia, Lula será submetido no início de 2012 a sessões de radioterapia para reforçar o tratamento. O ex-presidente recebeu em 29 de outubro um diagnóstico de câncer na laringe e dois dias depois começou as sessões de quimioterapia no mesmo hospital em que foi tratada a presidente Dilma Rousseff, que se curou de um câncer linfático.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade