PUBLICIDADE

Política

Lula cobra aprovação de projeto para catadores de lixo

Lula cobra aprovação de projeto para catadores de lixo

29 out 2009 - 13h49
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Fabrício Calado Moreira
Direto de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou do Congresso a aprovação do projeto que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos e criticou empresas de reciclagem que, segundo ele, desempregam catadores de material reciclado. As declarações foram feitas durante discurso na Expo Catadores, que acontece nesta quinta-feira no Mart Center, Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.

"Algumas empresas estão querendo se apoderar da reciclagem e é um apelo que eu faço aos prefeitos do Brasil: manter os catadores trabalhando com cidadania é melhor. É melhor ter muitos ganhando pouco do que apenas um ganhando muito", disse o presidente sem citar empresas.

Ao cobrar do Congresso a aprovação do projeto que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lula disse que a proposta "deixará mais de 800 mil trabalhadores orgulhosos". O presidente citou ainda a linha de financiamento oferecida pelo BNDES aos catadores, que permitirá a estes trabalhadores venderem carrinhos elétricos projetados pela binacional Itaipú e financiados pelo banco.

Ao comentar sua participação, mais cedo, na Fenatran, Lula citou investimentos feitos no setor caminhoneiro por meio do programa Pró-Caminhoneiro. "A indústria de caminhões estava numa crise 'desgramada' e agora está 'bombando' a venda de caminhões por causa das políticas acertadas do governo", afirmou.

Críticas a Kassab

Presente à cerimônia, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), foi vaiado quando anunciaram seu nome para subir ao palco. Em seu discurso, o prefeito agradeceu ao governo federal por destinar R$ 6 milhões para a construção de 10 galpões de reciclagem na cidade.

"São Paulo nunca deu nenhum apoio aos catadores, só conseguimos agora uma audiência com o Kassab", disse Roberto Rocha, presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Segundo ele, há cerca de 200 catadores de lixo trabalhando no Centro de São Paulo, e todos eles serão prejudicados por um projeto de lei que proíbe catadores com carroças. A proposta aguarda votação na Câmara.

A Expocatadores, cuja primeira edição começou ontem e termina nesta sexta-feira, reuniu cerca de 1,5 mil catadores de materiais recicláveis da América Latina e até da Índia, estima a organização. Na abertura do evento, o presidente do MNCR entregou prêmio aos escolhidos como amigos dos catadores. A honraria foi entregue ao presidente Lula e ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, à empresa Natura e às prefeituras de Guarulhos e Belo Horizonte, entre outros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade