PUBLICIDADE

Política

Lula: 'não gosto de revisão porque sempre encontram algo'

29 out 2011 - 13h50
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Na segunda-feira, durante a solenidade de inauguração de uma ponte em Manaus (AM), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou para ministros e governadores de um "incômodo na garganta", mas relutou em procurar um médico e ainda brincou com a situação: "não gosto de fazer revisão porque os caras sempre encontram alguma coisa". Lula lembrou a frase recorrentemente dita pelo ex-vice-presidente José Alencar, que se submeteu a longos tratamentos de saúde ao longo da vida.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer
Foto: Getty Images

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

"Na segunda-feira, em Manaus, ele disse que estava com um incômodo na garganta. Ele mostrou certa resistência em ir ao hospital e citou uma frase do Zé Alencar: 'não gosto de fazer revisão porque os caras sempre encontram alguma coisa'", relatou ao Terra o ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Ex-chefe de gabinete de Lula, Carvalho foi informado do quadro clínico de Lula pela presidente Dilma Rousseff (PT) na manhã deste sábado. "Estamos todos muito preocupados, mas o presidente tem saúde e energia muito fortes. Conhecemos os avanços da medicina e a capacidade de superação do presidente", disse o ministro.

Amigo pessoal de Lula, Carvalho telefonou para o médico pessoal do ex-presidente, Roberto Kalil Filho, para se inteirar do quadro de saúde do ex-chefe da nação. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.

O boletim informa ainda que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada por Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade