PUBLICIDADE

África

Líderes mundiais enviam nota de pesar por tragédia em Santa Maria

28 jan 2013 - 08h13
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A tragédia de Santa Maria (RS) motivou uma série de manifestações de solidariedade de chefes de Estado às vítimas do incêndio na Boate Kiss. Nesta segunda-feira, os governos da África do Sul, de Honduras, Israel e do Uruguai prestaram suas condolências ao povo brasileiro pelo desastre que deixou mais de 230 mortos na madrugada de domingo.

RS: delegado fala sobre sumiço de imagens de segurança de boate:

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

"Em nome do governo e do povo da África do Sul, gostaria de oferecer nossas sinceras condolências e simpatia ao governo e ao povo do Brasil", afirmou, em nota, o presidente Jacob Zuma. "Nossos corações estão com as famílias das vítimas e com os seres queridos que perderam a vida", acrescentou o chefe do Estado sul-africano, que afirmou se sentir "profundamente triste" e desejou uma "rápida recuperação" aos feridos.

Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, a administração do presidente José Mujica expressou seu "profundo pesar" ao governo de Dilma Rousseff e "ao povo irmão do Brasil" pelo "trágico incêndio". Além disso, as autoridades uruguaias enviaram "suas mais sinceras condolências" aos familiares das vítimas.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

O ministro uruguaio de Saúde Pública, Jorge Venegas, disse que se comunicou com o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, para oferecer "toda a ajuda possível" para as vítimas do incêndio. Em circunstâncias como o acidente "sempre se necessita apoio técnico e científico, e tecidos ou órgãos para as vítimas", lembrou Venegas, médico de profissão, em declaração à imprensa local.

As autoridades do Ministério da Saúde Pública uruguaio decidiram que o Instituto Nacional de Doação e Transplante de Células, Tecidos e Órgãos fará um estudo de suas disponibilidades atuais para poder colaborar com as vítimas.

"O povo hondurenho lamenta profundamente o trágico acontecimento e transmite sua solidariedade, e que Deus dê consolo e fortaleza às famílias das vítimas e ao povo brasileiro", declarou o Ministério das Relações Exteriores de Honduras, em mensagem em nome do governo presidido por Porfirio Lobo.

"Em nome do governo e dos cidadãos de Israel, ofereço minhas profundas condolências pelo trágico incêndio em uma boate, em Santa Maria, que custou a vida de mais de 230 jovens inocentes", diz nota enviada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, à presidente Dilma. "Estendemos os nossos melhores votos para a completa e rápida recuperação de todos os feridos e nos colocamos a sua disposição e de seu governo para qualquer ajuda necessária. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas e todo o povo brasileiro neste momento tão difícil", concluiu.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expressou condolências ao povo brasileiro pelas perdas humanas. "Enviamos uma mensagem de solidariedade aos familiares das vítimas, expressando nossos sinceros votos pela recuperação das pessoas que ficaram feridas nesse lamentável ocorrido", diz o texto. Na capital colombiana, funcionários da chancelaria disseram que, desde que tomou conhecimento do incêndio, a representação diplomática da Colômbia no Brasil busca informações sobre estudantes colombianos residentes no município de Santa Maria. Até o momento, porém, não há informação oficial de que alguém de nacionalidade colombiana tenha sido ferido no incêndio.

Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), reunidos em Santiago, no Chile, também emitiram comunicado em que "expressam seus mais profundos pesares ao governo e ao povo do Brasil pela triste tragédia". "Expressamos, também, nossas condolências e solidariedade às famílias das vítimas afetadas por essa grande tragédia", diz o texto.

Paraguai chora a morte de estudante

A Chancelaria do Paraguai expressou nesta segunda-feira seu pesar pela tragédia que custou a vida de 231 pessoas, incluindo um estudante paraguaio, e agradeceu ao governo brasileiro pela repatriação imediata dos restos do jovem. "O Ministério das Relações Exteriores da República do Paraguai manifesta à população da República Federativa do Brasil o profundo pesar diante do trágico acontecimento que custou a vida de 231 jovens", informou o comunicado oficial.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Com informações das agências Brasil e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade