PUBLICIDADE

Política

Líder socialista espanhol defende em São Paulo economia mais "justa"

27 fev 2015 - 15h59
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, defendeu nesta sexta-feira em São Paulo, após encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma economia "justa" para reduzir as desigualdades sociais.

Sánchez se reuniu com o ex-presidente na sede do Instituto Lula e deve se encontrar hoje, também em São Paulo, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Lula e o secretário-geral do PSOE abordaram os "desafios" da União Europeia (UE) e "a necessidade de implementar políticas de investimento público que gerem emprego".

"O importante é ter líderes políticos que apostem em uma economia justa, por meio da criação de emprego de qualidade e construção de um país com uma classe média trabalhadora, forte e sólida. Isso também é o que quero para a Espanha", comentou Sánchez a jornalistas após a reunião.

O líder socialista elogiou a figura de Lula, a quem considera "uma referência da política global e da boa política".

"Foi um presidente que tirou ao Brasil de uma situação de crise econômica e ofereceu oportunidades a um povo que não as tinha até então", ressaltou.

Após o encontro com o ex-presidente, o secretário-geral participou de um almoço de trabalho com empresários de multinacionais espanholas radicadas no Brasil para conversar sobre a situação e as perspectivas das companhias.

"Toda a presença do governo da Espanha no Brasil é pouca, necessitamos mais visibilidade, mais proximidade e claro meu interesse e empenho está centrado no PSOE se mostrar próximo ao Brasil e à política brasileira", acrescentou.

A Espanha é o segundo investidor estrangeiro no Brasil, depois dos Estados Unidos, e o país é o principal destino de investimentos espanhóis no exterior.

A visita de Sánchez ao Brasil faz parte de uma viagem pela América Latina. Amanhã, o socialista irá para Montevidéu, onde se encontrará com o rei Juan Carlos durante a recepção da embaixada da Espanha no Uruguai por ocasião da posse do presidente eleito, Tabaré Vázquez, que acontecerá no domingo.

O secretário-geral aproveitará a posse de Vázquez para manter encontros bilaterais com líderes da região, entre eles a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pois um dos objetivos de sua visita é o estreitar laços com os "partidos irmãos" da América Latina.

Segundo os números divulgados hoje pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS) da Espanha, Sánchez venceu por sete décimos (21,7%) o presidente do governo, Mariano Rajoy (21%), no debate parlamentar desta semana sobre o estado da nação.

Este foi o primeiro debate de Sánchez como líder da oposição e o último de Rajoy antes das eleições gerais, previstas para novembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade