PUBLICIDADE

Política

Líder do PSDB: qualquer hora Dilma confirma Lula como ministro

9 dez 2010 - 18h43
(atualizado às 22h51)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Diretor de Brasília

Após reunião da bancada tucana da Câmara dos Deputados, o líder do PSDB na Casa, João Almeida (BA), criticou a formação dos ministérios do próximo governo. Para o tucano, todas as indicações confirmadas até agora pela presidente eleita Dilma Rousseff foram feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Tenho a sensação de que a qualquer hora dona Dilma vai confirmar o Lula como ministro", disse.

"Eu não daria essa receita de formação de ministério, não só pela pluralidade mas pela influência que estão tendo os organizadores do ministério, evidente que a maioria é da indicação do Lula", afirmou.

Almeida criticou a quantidade de ministérios criados por Lula e a formação de novas pastas por Dilma. "No tempo de Tancredo era mais econômico, eram 17 ministérios, agora serão 38 ou mais. Não dá pra saber, por exemplo, o que pode ser essa Secretaria de Assuntos Estratégicos. Fácil é saber o que é, vai agregar funções de saneamento e não sei mais o quê, vai virar outro ministério", disse.

Ministros anunciados

Nesta quarta-feira, Dilma nomeou 10 ministros para seu futuro governo, entre os quais estão cinco do PMDB e três mulheres. Foram anunciados o senador Garibaldi Alves Filho para o Ministério da Previdência, o ex-ministro e senador Edison Lobão para retornar ao comando do Ministério de Minas e Energia, o deputado federal Pedro Novais para assumir o Ministério do Turismo, o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para continuar no cargo, e o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Em nota à imprensa divulgada no início desta noite, Dilma também anunciou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para o Ministério da Pesca e Aquicultura, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a jornalista Helena Chagas, atual assessora de imprensa da transição, para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para o Ministério das Comunicações, e o senador Alfredo Nascimento (PR -AM) para voltar ao comando do Ministério dos Transportes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade