PUBLICIDADE

Política

Le Monde elege Lula 'O homem do ano' em 2009

24 dez 2009 - 10h52
(atualizado às 12h19)
Compartilhar

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido "O homem do ano" pelo jornal francês Le Monde. Esta foi a primeira vez na história que o jornal francês decidiu escolher uma personalidade para homenagear no ano.

"O presidente brasileiro Lula prometeu moradias que serão construídas com a ajuda do Estado", diz o periódico.

Além de Lula, personalidades globais como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foram lembrados na votação do periódico, embora ele tivesse mais chance de vencer em 2008, segundo o Le Monde.

O Le Monde, que renova o compromisso de escolher uma personalidade no próximo ano, escolheu o presidente Lula baseado em sua trajetória de vida e política. "Pensamos que, por sua trajetória desde que era um sindicalista até chegar ao comando de um País tão complexo como o Brasil, pela preocupação com a economia, com a luta contra as desigualdades sociais e defesa do meio ambiente, o prêmio está bem dedicado", aponta o periódico.

Neste ano, uma série de eventos culturais marcou o Ano da França no Brasil, e assuntos como mudanças climáticas, venda de caças, e questões econômicas mundiais nortearam as relações diplomáticas entre Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade