PUBLICIDADE

Lava Jato

Pesquisa: Brasil apoia Lava Jato, mas crê em "pizza" no fim

8 mar 2016 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários
Levantamento aponta que quase 80% dos entrevistados não acreditam que o PT é o único envolvido no escândalo da Petrobras
Levantamento aponta que quase 80% dos entrevistados não acreditam que o PT é o único envolvido no escândalo da Petrobras
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula / O Financista

Protagonista do cenário político doméstico nos últimos meses, a Operação Lava Jato tem o apoio da maioria dos brasileiros, ainda que boa parte deles não acredite que as investigações trarão mudanças substanciais para a realidade do país.

De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quinta-feira (3), 66,3% dos entrevistados avaliam que as investigações comandadas pela Polícia Federal são positivas, enquanto 24,8% acreditam que sejam negativas. Para 7,3% das pessoas, a Lava Jato não é nem positiva, nem negativa, enquanto 1,6% não souberam responder.

No levantamento anterior, realizado em agosto do ano passado, 71,5% dos entrevistados apoiavam as investigações, enquanto 21,4% acreditavam que eram negativas.

Em pesquisa estimulada, 38,1% consideram que a operação acabará em pizza, enquanto 33,5% entendem que a ação será concluída com menos condenados do que o esperado. Apenas 16,7% acreditam que muitos políticos, empresários e executivos serão presos ao final da operação.

O levantamento aponta ainda que 77,3% dos brasileiros não creem que apenas o PT esteja envolvido nos escândalos de corrupção da Petrobras, enquanto 20,1% entendem que apenas o partido da presidente Dilma Rousseff esteja envolvido no esquema. 2,6% dos consultados não souberam responder.

Além disso, a pesquisa revela que 68,2% dos entrevistados entendem que as acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são verdadeiras, enquanto 18,1% avaliam que se trata apenas de perseguição política. Os 13,7% restantes não souberam opinar.

Ainda assim, a maioria (63,1%) não acredita que Lula será preso ao final das investigações. Enquanto 23,7% acham que o petista será preso, 9,5% consideram essa possibilidade.

Para a realização a pesquisa, o Instituto Paraná Pesquisas utilizou uma amostra de 2.022 eleitores, em 24 Estados e 160 municípios brasileiros entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 19,9% das entrevistas. A amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2%.

O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
Publicidade
Publicidade