PUBLICIDADE

Política

Lava Jato: Venina relata pedido de omissão de prejuízos

Ex-gerente da Petrobras disse que recebeu um e-mail de um secretário do Conselho de Administração com pedido em relatórios

7 fev 2015 - 15h22
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Venina Velosa deu seu depoimento à Justiça nesta sexta-feira para operação Lava Jato
Venina Velosa deu seu depoimento à Justiça nesta sexta-feira para operação Lava Jato
Foto: Twitter

A ex-gerente da Área de Abastecimento da Petrobras, Venina Velosa, disse, em depoimento prestado nesta sexta-feira à Justiça Federal em Curitiba, que recebeu um pedido para omitir em seus relatórios que a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, era um projeto que traria prejuízos financeiros para a estatal.

Venina foi responsável pelos estudos sobre a viabilidade técnica e financeira que antecederam a aprovação da execução, em 2012, pelo Conselho de Administração. A refinaria é uma das obra da estatal investigada na Operação Lava Jato.

Justiça Federal retoma os depoimentos da Lava Jato em Curitiba :

Ao juiz federal Sérgio Moro, Venina disse que recebeu um e-mail de um secretário do Conselho de Administração com um pedido para alterar a maneira de redigir os relatórios. Segundo a ex-gerente, a forma "não estava dando conforto para a diretoria aprovar o investimento".

No depoimento, a ex-gerente disse que não lembra o remetente da mensagem. Informou que não sabe se foi repassada diretamente ou  enviada por intermédio de um ex-assessor de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, ao qual ela era subordinada.

Venina Velosa presta depoimento hoje na Justiça Federal do Paraná:

Nos estudos técnicos, Venina relatava os valores que seriam investidos e retorno previsto. Ela disse ao juiz que os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque, ex-diretores de Abastecimento e de Serviços, respectivamente, sabiam que a refinaria teria retorno negativo de US$ 3 bilhões. Mesmo tendo sido alertados, ambos determinaram a execução do projeto, segundo ela. A execução foi aprovada em 2012 pelo Conselho de Administração, com investimento de US$ 17 bilhões.

"Continue a executar os projetos, as licitações, da forma pela qual nós estamos mandando. Aquelas [recomendações] que estavam sendo feitas para a melhoria da gestão e dos projetos serão acatadas, se fosse o caso" disse Venina, ao referir à reposta de Duque após o alerta.

No mês passado, em nota, a Petrobras informou que Paulo Roberto Costa foi responsável pela elevação dos custos da Refinaria Abreu e Lima. Uma comissão interna da estatal concluiu que Costa foi responsável por alterações no contratos e antecipação das atividades.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade