PUBLICIDADE

Política

Kassab: 'clonagem' de atas do PSD foi orientação de advogados

4 ago 2011 - 17h01
(atualizado às 17h08)
Compartilhar

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira que a semelhança entre as atas de formação dos diretórios municipais da sigla que ele fundou, o Partido Social Democrático (PSD), foi uma orientação dos advogados da nova agremiação, segundo a assessoria de imprensa do prefeito. De acordo com Kassab, a orientação para que os documentos sigam um modelo é para evitar problemas na formalização do PSD - a constituição de diretórios municipais é uma exigência da Justiça Eleitoral para novos partidos.

Kassab respondeu a uma reportagem publicada nesta quinta pelo jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso a cópias das atas de encontros em 11 cidades das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Em ao menos três Estados os documentos, segundo a Folha, são idênticos - inclusive com os mesmos erros de português -, mudando apenas os nomes dos participantes, data e endereço.

Nesta quinta, após reunião em Brasília, a Executiva Nacional do Democratas (DEM) decidiu recorrer à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra a suposta fraude em atas dos diretórios municipais do PSD. Para o DEM, legenda original de Kassab, há indícios do crime de falsidade ideológica na simulação das atas.

"As atas são iguais em Santa Catarina, Rio Grande do Norte, ou seja, quem assegura que a relação de filiados conforme denúncias anteriores não estariam comprometidas? Vale uma investigação pela Procuradoria Geral Eleitoral", disse o presidente do DEM, Agripino Maia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade