PUBLICIDADE

Justiça Eleitoral suspende comercial com Tiririca

16 jul 2014 - 15h29
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Na peça publicitária, Tiririca aparece como uma "caixa térmica" e começa a reclamar
Na peça publicitária, Tiririca aparece como uma "caixa térmica" e começa a reclamar
Foto: Facebook / bomnegócio.com / Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) mandou suspender a veiculação do comercial da empresa Bom Negócio com o humorista, deputado federal e candidato à reeleição Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca. A decisão liminar foi tomada na terça-feira pelo juiz Carlos Eduardo Cauduro Padin, após pedido do próprio PR.

De acordo com o magistrado, a legislação dispõe que, “a partir do resultado da convenção, é vedado às emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção”. “Esta norma destina-se a restringir a divulgação da pessoa do candidato por meios não disponibilizados igualmente a todos os candidatos, evitando assim um desequilíbrio indesejado na disputa entre os concorrentes”, afirma o juiz.

Na peça publicitária, Tiririca aparece representando uma “caixa térmica” e começa a reclamar: “Larga essa mocréia excelentíssimo abestado, fica sendo mandado por essa mulher véia, nojenta, véia aí, descola parasita. Leva eu, leva eu, vamo pra balada, vamo pra balada, eu adoro balada, vamo pra balada”. A atriz do comercial, então, “apaga” Tiririca, mostrando que acabou de fazer a venda do produto.

O PR alega que a campanha foi gravada em janeiro e que Tiririca não sabia qual seria a data da veiculação. Segundo o juiz, “trata-se de veiculação isolada e premeditada dentro do período eleitoral, ferindo a igualdade e a isonomia”. O TRE informou que já começou a notificar as emissoras de rádio e televisão para retirarem o comercial do ar. 

O bomnegócio.com afirma que aguardará a notificação do órgão para tomar as devidas providências. Em nota, a empresa também afirmou que, para a atual campanha, "pensou em artistas, famosos por suas atitudes originais, que pudessem emprestar suas personalidades para explicar o que é um bom negócio".

"O comercial com o Tiririca segue o mesmo conceito que os anteriores, com a Narcisa Tamborindeguy, o Sergio Mallandro e Compadre Washington, por exemplo. Para o bomnegócio.com, o humor característico dessas personalidades aliado à forma como elas atuam, torna muito claro para o público a proposta do site", disse a empresa no comunicado.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade