PUBLICIDADE

Política

Justiça condena dois ex-diretores da Assembleia do PR

8 ago 2013 - 23h01
(atualizado às 23h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A juíza Ângela Ramina, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, condenou dois ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a 18 anos de reclusão em um dos processos referentes ao caso Diários Secretos, que apura a contratação de funcionários fantasmas publicadas em diários sem número nem data no Legislativo paranaense. Foram condenados, em sentença proferida no dia 31 de julho e publicada nesta quinta-feira, o ex-diretor administrativo da Casa, José Ary Nassiff, e o ex-diretor de pessoal, Cláudio Marques da Silva. Apontado como chefe do esquema, o ex-diretor geral da Assembleia, Abib Miguel (Bibinho) ainda não foi julgado, pois teve seu processo desmembrado.

A sentença, referente a um dos núcleos de familiares de Daor Afonso Marins de Oliveira - condenado, junto com sete parentes, no ano passado -, empregados de forma ilegal na Casa pelo esquema de Bibinho, condenou a 18 anos, 11 meses e 20 dias de prisão Nassiff e Marques, pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Os acusados também terão de indenizar o erário do dano gerado pelos crimes praticados.

A Justiça decretou a perda em favor da União da quantia de R$ 400,5 mil apreendida na residência de Cláudio Marques da Silva. Ele teve ainda decretada a perda de seu cargo público. Ambos os condenados foram proibidos de exercerem qualquer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena aplicada.

O escândalo dos Diários Secretos foi denunciado em 2010 pela RPCTV e pelo jornal Gazeta do Povo, com uma série de reportagens que mostrou a edição, por parte dos diretores da Assembleia Legislativa do Paraná, de diários oficiais avulsos, sem data e sem numeração, com a nomeação de funcionários fantasmas para o Legislativo estadual. O Ministério Público acusa a quadrilha de ter desviado R$ 200 milhões da Casa com o esquema. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade