PUBLICIDADE

Política

Justiça acata nova denúncia contra Vaccari e ex-diretor da Petrobras

30 abr 2015 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça Federal do Paraná acatou nesta quinta-feira a denúncia por lavagem de dinheiro contra o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque.

Também foi acatada, no mesmo pedido feito pelo Ministério Público Federal, a denúncia contra o empresário Augusto Ribeiro de Mendonça, pelo mesmo crime.

"Presentes indícios suficientes de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra os acusados Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, João Vaccari Neto e Renato de Souza Duque", afirma a decisão judicial.

Vaccari já responde a processo por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato e agora passará a responder a mais um processo relacionado às investigações sobre um esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

Na denúncia, o MPF afirma que parte da propina paga para Duque quando era diretor de Serviços da Petrobras foi direcionada por empresas do grupo Setal Óleo e Gás, controlado por Augusto Mendonça, para a Editora Gráfica Atitude a pedido de Vaccari, então tesoureiro do PT. Há ainda vários indicativos de ligação da Gráfica Atitude com o partido, segundo o Ministério Público.

A defesa de Vaccari negou as acusações e afirmou que a denúncia foi feita com base em delação premiada de Mendonça e sem que fossem apresentadas provas pelo Ministério Público.

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção na Petrobras no qual, segundo o MP, empreiteiras teriam formado um cartel para vencer licitações de obras da Petrobras e, em troca, pagariam propina a funcionários da estatal, a operadores que lavavam o dinheiro do esquema, a políticos e partidos.

O PT nega ter recebido doações oriundas de dinheiro de propina e afirma que todas as doações que recebeu foram legais e declaradas à Justiça Eleitoral.

(Por Eduardo Simões)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade