PUBLICIDADE

Mundo

Jornais internacionais repercutem diagnóstico de tumor em Lula

29 out 2011 - 14h19
(atualizado às 17h06)
Compartilhar

O diagnóstico de um tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgado na manhã deste sábado, repercutiu na imprensa internacional. O site da BBC, por exemplo, dá destaque para os oito anos de governo de Lula, citando o crescimento econômico vivido pelo País durante seu comando.

O site do jornal argentino Clarín deu um grande destaque a para a notícia sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado
O site do jornal argentino Clarín deu um grande destaque a para a notícia sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado
Foto: Reprodução

O também britânico The Telegraph chama Lula de "carismático e popular". Já a CNN destaca no título da reportagem sobre o caso que o ex-presidente necessitará de quimioterapia. Citando a presidente Dilma Rousseff como uma sucessora escolhida a dedo por Lula, também destaca o crescimento econômico brasileiro.

O Clarín, da Argentina, dá destaque para Lula em sua página inicial e lembra que Dilma também foi diagnosticada com câncer em 2009. O El País, do Uruguai, também dá um grande destaque para o diagnóstico de Lula e diz que ele "aumenta a lista de personalidades latino-americanas que sofrem com o câncer", que conta com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e do paraguaio Fernando Lugo.

Sem muito destaque e com uma curta notícia, o Washington Post, dos Estados Unidos, também fala de Lula neste sábado.

Na Europa, o francês Le Parisien destaca em sua capa o diagnóstico de Lula, caminho não seguido por jornais portugueses, como o RTP, que noticiaram apenas um resumo da nota oficial do hospital Sírio-Libanês. Na Ásia, o site do canal de televisão Al Jazeera traz foto de Lula levantando o braço da presidente Dilma no dia da sucessão presidencial. Na África, o portal egípcio Ahram Online também repercute a notícia.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade