PUBLICIDADE

Política

Intenções de voto de Dilma sobem mas disputa iria para 2º turno

10 ago 2013 - 20h16
(atualizado às 20h39)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff teria 35% das intenções de voto caso as eleições programadas para 2014 fossem realizadas hoje e com isso a governante precisaria disputar um segundo turno com Marina Silva, que obteria 26%, segundo pesquisa divulgada neste sábado pelo Datafolha.

Apesar disso, a popularidade de Dilma subiu em relação à enquete de junho, na qual ela teve 30% das intenções de voto. Em março, antes da onda de protestos que ocorreu no país, a presidente teria 58% dos votos.

Já Marina Silva melhorou três pontos em relação à última pesquisa. Em terceiro lugar ficou Aécio Neves, que caiu de 17% em junho para 13%.

Segundo o Datafolha, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e as entrevistas foram feitas entre quarta-feira e sexta-feira passadas, com 2.615 eleitores de 160 cidades.

De acordo com outra pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada hoje, a aprovação do governo de Dilma, que também tinha caído, subiu seis pontos e chegou a 36%.

Dilma não confirmou até agora se concorrerá à reeleição e afirmou nesta semana que não está "preparada" para a campanha de 2014 e só pensa em "governar até 31 de dezembro" do ano que vem, quando termina seu mandato.

No entanto, o PT disse que a governante representa a "única alternativa" do partido para 2014. No caso de Marina Silva, sua candidatura só será formalizada com a obtenção de 500.000 assinaturas necessárias para a criação de seu novo partido (Rede Sustentabilidade).

O prazo para a apresentação destas assinaturas e a inscrição do novo partido vence em outubro e segundo Marina este processo está quase concluído.

No caso de Aécio, sua candidatura não foi anunciada oficialmente, mas é quase certo que o político seja o candidato do PSDB nas eleições presidenciais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade