PUBLICIDADE

Impeachment

Vazamentos seletivos criam ambiente para golpe, diz Dilma

7 abr 2016 - 15h42
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Charles Sholl / Futura Press

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, em discurso durante ato com mulheres em defesa do governo, que os vazamentos “seletivos” de informações das investigações sobre corrupção no país estão sendo feitos para criar um “ambiente propício para o golpe” e anunciou que pediu apuração “rigorosa” ao ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

"Na trama golpista eu gostaria de destacar também o uso de vazamentos seletivos. A Constituição proíbe vazamentos que hoje constituem vazamentos premeditados, direcionados, com clara intenção de criar ambiente propício para o golpe. Não precisa provar, basta vazar. Sempre se aposta na impunidade", afirmou.

De acordo com a presidente, o país poderá ver, nos próximos dias, “vazamentos oportunistas e seletivos” e que “passou de todos os limites a seleção muito clara de vazamentos no país”.

Nesta quinta-feira, o jornal Folha de S.Paulo publicou informações atribuídas a delação premiada de executivos da empreiteira Andrade Gutierrez em que eles apontariam o uso de recursos de propinas por contratos de obras federais sendo usados em doações legais à campanha da presidente. De acordo com a GloboNews, o acordo de delação foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal.

Nos próximos dias, a Câmara dos Deputados deve votar em plenário a abertura do processo de impeachment contra a presidente.

Mais uma vez, Dilma afirmou que seu impeachment é um golpe travestido de legalidade, por não haver razões sólidas, na avaliação dela, por trás do processo. Segundo a presidente, o próprio instituto da eleição ficará “desmoralizado” pela falta de respeito ao voto de milhões de brasileiros.

“Acredito que o Brasil hoje precisa de um grande pacto. Mas nenhum pacto ou entendimento prosperará se não tiver como premissa o respeito à legalidade e à democracia. A primeira premissa é a defesa do respeito à vontade popular”, disse.

Foto: Charles Sholl / Futura Press

“Sempre busquei e buscarei consensos capazes de superar toda e qualquer crise. Mas o pacto tem como ponto de partida algumas condições: o respeito ao voto, o fim das pautas-bomba no Congresso, unidade pela aprovação de reformas, a retomada do crescimento, a preservação de todos os direitos conquistados pelos trabalhadores e a necessária, imprescindível e urgente reforma política. Esse é o pacto que eu busco”, completou.

Ao final do discurso, visivelmente emocionada, Dilma se referiu pela primeira vez diretamente a uma reportagem que a apontou como sofrendo de descontrole nervoso por conta da crise.

“Sempre mantive o controle, o eixo e, sobretudo, a esperança. Enfrentei uma doença difícil, que me debilitou no início. Mas eu sempre disse: enfrenta que você supera. Eu estou enfrentando, desde a minha reeleição, a sabotagem de forças contrárias e mantenho o controle, o eixo e a esperança”, afirmou, embargando a voz.

“Eu não perco o controle, não perco o eixo, não perco a esperança. Porque eu sou mulher”.

Este foi o terceiro ato em defesa do governo organizado pelo Palácio do Planalto nas duas últimas semanas. De acordo com a assessoria da Presidência, os encontros foram montados a partir de pedidos de grupos que queriam demonstrar apoio à presidente.

No ato desta quinta-feira, estiveram presentes grupos de sindicalistas, de mulheres ligadas a partidos políticos e movimentos feministas e 11 mulheres fizeram discursos de apoio à presidente.

“Estamos participando da defesa desse governo que é nosso. Queremos respeito a esse mandato democrático, eleito pelo povo. Não vamos aceitar que a Constituição seja rasgada. Mexeu com ela, mexeu conosco”, afirmou Creuza Maria, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

“Os ataques neste momento são do nível de um estupro político”, disse a filósofa Márcia Tiburi.

Há duas semanas, Dilma recebeu juristas, advogados e defensores públicos, entre outros da área jurídica. Na semana passada, um grupo de artistas, como a atriz Letícia Sabatella, o escritor Raduan Nassar e a cantora Beth Carvalho.

Eventos no Planalto sobre programas de governo também se transformaram nas últimas semanas em atos de defesa do mandato da petista.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade