PUBLICIDADE

Impeachment

Aliados garantem que Dilma não renunciará por novas eleições

2 mai 2016 - 19h21
(atualizado às 19h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Para líder do PT na Câmara, renuncia de Dilma poderia legitimar "o golpe"
Para líder do PT na Câmara, renuncia de Dilma poderia legitimar "o golpe"
Foto: Lula Marques/Agência PT / O Financista

Na semana anterior à votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado cresceram os rumores de que ela estaria pensando em renunciar e propor a realização de novas eleições presidenciais ainda em 2016. Aliados de Dilma, porém, negaram essa possibilidade. 

A O Financista o líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence, foi categórico ao afirmar que Dilma não pensou em renúncia em nenhum momento desde que chegou ao comando do Palácio do Planalto.

“Ela é completamente contra essa medida. Ela não renunciará, porque não quer atribuir legitimidade ao golpe que estão promovendo contra seu governo”, disse Florence.

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT), também descartou que a renúncia esteja sendo considerada por Dilma. “Ela poderia até encaminhar uma proposta para antecipar a corrida presidencial, mas não sairia do cargo para fazê-lo”, avaliou Costa.

De acordo com o jornal O Globo, a presidente enviaria ao Congresso ainda nesta semana uma proposta de emenda constitucional para convocar novas eleições para o dia 2 de outubro. Para isso, a Dilma renunciaria e pediria que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) fizesse o mesmo.

O senador Humberto Costa admitiu que um grupo de senadores da base aliada apresentou a ideia a Dilma e pediu que ela aceitasse a emenda de antecipar eleições, mas afirmou desconhecer que a presidente estaria pensando em encaminhar a proposta.

O deputado Afonso Florence atribui à oposição a origem desses rumores. “Ao verem sua impopularidade, eles podem estar fazendo isso para tentar enfraquecer o PT e nossas lideranças”, afirmou. 

O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
Publicidade
Publicidade