PUBLICIDADE

Ideli: governo tem todo interesse em expor causas do apagão

11 nov 2009 - 11h50
(atualizado às 13h38)
Compartilhar

A líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), respondeu na manhã desta quarta-feira à iniciativa da oposição de pedir informações ao governo sobre o episódio do apagão energético de ontem. Segundo ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, têm todo o interesse de esclarecer à sociedade o que ocorreu. Entretanto, isso só pode ser feito depois de apuradas as razões do blecaute, o que já está ocorrendo, segundo ela.

info, blecaute, apagão, mapa
info, blecaute, apagão, mapa
Foto: Redação Terra

Sobre a tentativa de a oposição querer vincular o nome de Dilma Rousseff a uma eventual crise no sistema por ela já ter ocupado a pasta de Minas e Energia, Ideli defendeu a ministra da Casa Civil. "Quando Dilma foi ministra, não tivemos apagão."

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), apresentou requerimento, à Mesa Diretora, para que os ex-ministros de Minas e Energia Silas Rondeau e Dilma Rousseff e o atual, Edison Lobão, expliquem os investimentos feitos no setor energético durante todo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Falta de Luz
Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o problema atingiu pelo menos 18 Estados, mas não especificou todos. Os confirmados são Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre e Santa Catarina. Em alguns Estados, a situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade