PUBLICIDADE

Política

Herdeiro da Coroa espanhola assistirá à posse de Dilma

31 dez 2010 - 10h54
(atualizado às 11h39)
Compartilhar

O príncipe Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa da Espanha, viajará a Brasília, nesta sexta-feira, para assistir no sábado à posse da nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que sucede Luiz Inácio Lula da Silva após oito anos de mandato.

O príncipe voará, após a passagem do ano, em um avião da Força Aérea Espanhola, que partirá da base militar de Torrejón de Ardoz, em Madri, acompanhado do secretário de Estado de Assuntos Exteriores e Íbero-americanos da Espanha, Juan Antonio Yáñez-Barnuevo, segundo informações de fontes da Casa Real espanhola.

O herdeiro espanhol se reunirá com Dilma no domingo e transmitirá o desejo que Espanha e Brasil sigam mantendo as boas relações que tiveram durante o Governo Lula.

Há vários anos, o príncipe Felipe exerce o papel de representante da Espanha nas posses dos presidentes da América Latina. Por isso, esteve presente na posse do primeiro mandato de Lula em 2003.

O príncipe espanhol assistirá à cerimônia de posse de Dilma no Congresso e, posteriormente, à entrega da faixa presidencial no Palácio do Planalto.

O evento de sábado será finalizado com uma recepção no Palácio de Itamaraty, prédio do Ministério de Exteriores do Brasil.

O representante da Espanha estará em Brasília com boa parte dos presidentes dos países latino-americanos. Entre os presentes, estarão Sebastián Piñera, governante do Chile; Juan Manuel Santos, da Colômbia; Hugo Chávez, da Venezuela; Fernando Lugo, do Paraguai; e Evo Morales, da Bolívia.

A equipe de Dilma convidou ainda a secretária de Estado americana, Hillary Clinton; o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates; e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Após a reunião com a nova presidente e antes de retornar a Madri, o príncipe Felipe se reunirá com representantes da colônia espanhola em Brasília.

A presidente eleita Dilma Rousseff deve desfilar em carro aberto durante a posse
A presidente eleita Dilma Rousseff deve desfilar em carro aberto durante a posse
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade