PUBLICIDADE

Política

Governo tem de devolver dinheiro arrecadado a mais carentes, diz Dilma

16 jul 2013 - 14h49
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais dos conjuntos residênciais Londres, Califórnia I e II e Jardim Itapoá, e 42 máquinas retroescavadeiras em Ponta Grossa (PR)
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais dos conjuntos residênciais Londres, Califórnia I e II e Jardim Itapoá, e 42 máquinas retroescavadeiras em Ponta Grossa (PR)
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira que o Brasil é um País que mantém diálogo com os movimentos sociais e que o dinheiro que o governo arrecada tem de ser devolvido à população mais necessitada em forma de investimentos nos serviços públicos, cujas melhorias foram cobradas nos protestos que começaram no mês passado.

Dilma, que participou de cerimônia de entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e de máquinas retroescavadeiras a prefeituras paranaenses, em Ponta Grossa, garantiu que o governo não vai abrir mão de programas "que têm como foco as pessoas que mais precisam".

"O dinheiro que um governo arrecada tem de ser devolvido para a população que mais precisa, e a população que mais precisa é essa que está ganhando o Minha Casa, Minha Vida", disse a presidente em discurso transmitido pela TV.

"Sou presidenta de todos os brasileiros, mas sou presidenta com um olho voltado muita intensamente para aqueles que mais precisam", acrescentou.

Reivindicações por melhorias nos serviços públicos e combate à corrupção, entre outras demandas, levaram milhares de manifestantes a tomar as ruas do País no mês passado. Segundo Dilma, o Brasil é um País "especial, em que nós conversamos e temos diálogo com os movimentos sociais".

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira mostrou que as manifestações continuam cobrando seu preço do governo Dilma, com forte queda de popularidade e um caminho bem mais complicado para a reeleição da presidente.

Dilma anunciou que o governo federal vai liberar em agosto uma primeira parcela de R$ 1,5 bilhão do repasse emergencial de R$ 3 bilhões para que os municípios possam fazer investimentos para melhorar os serviços públicos.

Na semana passada, ao anunciar o repasse dos recursos às prefeituras, a presidente foi vaiada pelos prefeitos que esperavam que ela ampliasse os repasses pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Nesta terça, a presidente disse estar comprometida com a melhoria da situação das condições de vida da população brasileira, e voltou a defender a destinação dos recursos obtidos com os royalties da exploração do petróleo para a educação, como uma forma de elevar a qualidade do ensino para levar o Brasil a se tornar "uma das maiores potências".

Dilma reiterou ainda que o governo vai manter o programa Bolsa Família "enquanto for necessário".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade