PUBLICIDADE

Política

Governo reage com CPI para investigar Metrô e porto de Suape

Pedido de criação de CPI da Petrobras que tenta envolver PSDB e PSB foi lido no plenário do Senado

1 abr 2014 - 19h04
(atualizado às 20h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Senadores do governo reagiram nesta terça-feira e encaminharam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para abranger denúncias contra a Petrobras, denúncias de cartel em contratos do Metrô de São Paulo e supostas irregularidades no porto de Suape, em Pernambuco. O requerimento que cria a CPI foi lido nesta noite, e os senadores têm até a meia-noite para retirar assinaturas.

A comissão é uma forma de respingar investigações no PSDB e PSB, que possibilitaram a investigação da estatal brasileira. A ideia de incluir o Metrô e o porto de Suape na CPI foi levantada por governistas depois de ver como possível a investigação da Petrobras em ano eleitoral.

A leitura do requerimento foi feita depois de a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a impugnação da CPI da Petrobras alegando haver “fatos desconexos” entre os pedidos de investigação da oposição. Os oposicionistas pleiteiam a apuração de fatos apenas envolvendo a Petrobras, como denúncias de propina que teriam sido pagas pela empresa holandesa SMB Offshore e a compra de uma refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal.

Entretanto, Gleisi é uma das 31 signatárias da CPI que, além de investigar a Petrobras, busca apurar atividades do Porto de Suape; a operação na refinaria de Abreu e Lima; contratos na aquisição e manutenção de trens em São Paulo e no Distrito Federal em contratos firmados com a Siemens;  e demais denúncias de corrupção e desvios de recursos de convênios e contratos firmados por órgãos e entidades estaduais e municipais.

O líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), contestou a CPI do governo com um pedido de impugnação. Segundo ele, o regimento interno proíbe a admissão de matérias pertinentes aos Estados. "Os subscritores desse requerimento escolheram um Estado governado pela oposição. Uma manobra rufianesca, rufianesca. Vão partir para uma briga, rolar no chão, na pancada, coisa de valentões de botequim. É disso que se trata", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade