PUBLICIDADE

Política

Governo leva ao Congresso pacote de medidas anticorrupção

Partes das propostas já tramitavam no Congresso; pacote foi apressado após protestos

17 mar 2015 - 19h30
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministro da Justi&ccedil;a, Jos&eacute; Eduardo Cardozo. 26/2/2015</p>
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 26/2/2015
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou nesta terça-feira ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), um pacote de propostas de medidas contra a corrupção e a impunidade. A promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff foi apressada após as manifestações do último domingo contra seu governo e será anunciada amanhã.

No ano passado, Dilma tentou responder às denúncias de corrupção na Petrobras com a promessa de um pacote que incluía a criminalização do caixa dois em campanhas eleitorais e apressar o julgamento de políticos com foro privilegiado. Partes das propostas já tramitavam no Congresso.

"É necessário uma reforma política", diz ministro da Justiça:

Numa prática pouco comum no governo Dilma, Cardozo levou o conjunto de medidas ao Congresso antes de anunciá-las. A petista é criticada pela falta de diálogo mesmo com sua própria base aliada ao tomar decisões.

“Há uma clara propensão do governo ao diálogo e neste momento é muito importante que façamos o diálogo com as forças políticas, sejam elas governistas, sejam elas oposicionistas”, disse Cardozo, após reunião com Renan.

O peemedebista disse que considerou o pacote “muito bom” e lembrou que o Senado votou medidas contra a corrupção após as manifestações de junho de 2013. “É importante o protagosnismo do governo para que esse pacote ande na Câmara”, disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade