PUBLICIDADE

Política

Garotinho e Crivella lideram disputa pelo governo do RJ, diz pesquisa

30 set 2013 - 23h31
(atualizado às 23h33)
Compartilhar
Exibir comentários

As eleições para o governo do Rio de Janeiro têm um novo candidato forte que desponta na intenção de voto dos cariocas: Marcelo Crivella (PR). Embora tenha aparecido com força no levantamento feito pelo Instituto Ulrich Pesquisa e Marketing, divulgado nesta segunda-feira, o ministro da Pesca fica em segundo, atrás de Anthony Garotinho, do mesmo partido, que desponta na liderança com 25% das preferências. Crivella obteve 17%. Em terceiro está Lindbergh Farias (PT), com 15%, e em último, Pezão (PMDB), com 5%.

A ascensão de Crivella rebaixa Lindbergh para o terceiro lugar, o que acontece pela primeira vez desde que começaram os levantamentos de intenção de votos para o Estado.  Já Luiz Fernando Pezão continua na lanterna, com apenas 5% de intenções, o que já vinha acontecendo em outros levantamentos. Na pesquisa, Pezão tem cinco vezes menos intenções de voto que Garotinho.

A pesquisa feita pelo Instituto Ulrich entrevistou 2.011 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro e apurou ainda que o ex-presidente Luiz Lula da Silva (PT) continua sendo o mais cotado na preferência do eleitorado carioca. Se fosse candidato à Presidência, Lula teria 50% da preferência, batendo até mesmo a presidente Dilma Rousseff (PT), que teria 34%, embora não tenha ocorrido uma confrontação dos dois.

Dilma sendo candidata venceria com 34%, e a segunda colocada seria Marina Silva (sem partido, fundadora da Rede Sustentabilidade), com 18%. Em terceiro e quarto lugares, aparecem José Serra (PSDB), com 10%, e Joaquim Barbosa, presidente do STF, com 8%. O senador Aécio Neves (PSDB) teria 6%, enquanto o governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, teria 2%.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade