PUBLICIDADE

Política

García-Margallo: "Modelos do Podemos não são especialmente animadores"

18 jun 2015 - 12h53
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, disse nesta quinta-feira que os modelos nos quais se baseia o partido Podemos "não são especialmente animadores" e que seria necessária "uma imaginação mais que notável" para pensar que o Partido Popular (PP) pode conseguir um acordo com a legenda de Pablo Iglesias.

As declarações de García-Margallo foram feitas durante sua participação no fórum Efe Café da Manhã, organizado pela Agência Efe em São Paulo, ao ser perguntado se os partidos espanhóis Ciudadanos e Podemos podem se tornar uma alternativa real ao PP e ao PSOE.

Para isso acontecer, o chefe da diplomacia espanhola comentou que será preciso acompanhar seus programas políticos. O ministro alegou ter "certa simpatia" em relação ao Ciudadanos e seu líder, Albert Rivera, já que "Rivera defendeu a unidade da Espanha na Catalunha", segundo ele.

De acordo com García-Margallo, "o importante para entrar em um carro é saber se ele tem rodas e motor e saber onde você quer ir".

"Não sei se o Podemos continuará seguindo fórmulas mais aprováveis pela sociedade ocidental. Os modelos nos quais se baseia não são muito encorajadores", disse.

Em relação a pactos, explicou que o PP já pactua com o Ciudadanos e acrescentou que os acordos "não têm posturas excessivamente estridentes".

"Estamos pactuando e vamos ver. Com o Podemos é preciso ter uma imaginação mais que notável para pensar que possa haver um acordo com o PP", comentou o ministro.

Sobre os tuítes antissemitas do ex-conselheiro de Cultura e Esportes da Prefeitura de Madri, Guillermo Zapata, do partido Ahora Madri, García-Margallo disse que esse tipo de atitude é "absolutamente intolerável" e "beira claramente o delito".

"Isso rompe todos os esquemas normais da convivência e lembra as expressões mais bárbaras dos anos 30", acrescentou García-Margallo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade