PUBLICIDADE

Política

García-Margallo: Dificuldades econômicas da América Latina são "transitórias"

18 jun 2015 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro de Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, afirmou nesta quinta-feira, em São Paulo, que "nem o futuro da América Latina, nem o do Brasil deixam nenhuma dúvida" e que as dificuldades econômicas que a região enfrenta são um "transtorno transitório".

García-Margallo, que participou na capital paulista de um fórum organizado pela Agência Efe, disse que os países da América Latina continuam sendo uma "prioridade absoluta" para a Espanha, apesar de estes atravessarem "uma época mais difícil que a anterior".

O ministro também declarou que as relações da Espanha com o Brasil "atravessam um momento doce" e incentivou a continuação da "onda de investimentos" no país.

"As empresas espanholas continuam fazendo do Brasil uma aposta existencial", acrescentou.

No ano passado, a corrente comercial entre os dois países foi de US$ 7,16 milhões, mas ambos os governos consideram que esse valor pode aumentar a curto prazo, em função do tamanho e do potencial de suas economias.

García-Margallo também defendeu a necessidade de avanço em um acordo de livre-comércio da Uniãom Europeia com o Mercosul e afirmou que a Espanha não tem "as dificuldades de alguns dos parceiros europeus".

Depois de se reunir ontem em Brasília com o chanceler Mauro Vieira, Margallo se encontrará hoje com representantes da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil e almoçará na sede do Banco Santander com empresários brasileiros.

De São Paulo, o ministro espanhol viajará à tarde para Salvador, onde se reunirá com autoridades locais e empresários espanhóis, além de visitar o bairro do Candeal e a escola de música de Carlinhos Brown.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade