PUBLICIDADE

Política

Foster doa imóveis após escândalo de Pasadena, diz jornal

21 ago 2014 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários

Registros em cartório mostram que a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-diretor da área Internacional da petroleira Nestor Cerveró fizeram doações de imóveis a familiares após a divulgação do escândalo da compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). De acordo com informações obtidas pelo jornal O Globo, as doações envolvem apartamentos localizados em áreas nobres do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a publicação, esses bens mudaram de nomes antes que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinasse o bloquei do patrimônio de dez gestores da estatal. Esses gestores estão sendo apontados como responsáveis por um prejuízo de US$ 792,3 milhões na compra de Pasadena. O jornal diz ainda que o bloqueio foi determinado dia 23 de julho para garantir que a movimentação dos bens não fosse realizada.

Em nota, a Petrobras “refuta veementemente a informação de que a presidente Graça Foster tenha feito qualquer movimentação patrimonial com o intuito de burlar a decisão do TCU tomada no dia 23 de julho de 2014 que declarou a indisponibilidade de bens de gestores e ex-gestores da companhia”.

A nota lembra ainda que, na decisão do TCU, a presidente da estatal não estava incluída entre as pessoas nominadas no Acórdão como potenciais responsáveis por supostos danos ao patrimônio da companhia, os quais, segundo a nota, “ainda serão apurados no âmbito de Tomada de Contas Especial, no mesmo Tribunal”.

A Petrobras afirma também que desde junho de 2013 Foster já vinha providenciando a documentação necessária para a lavratura das Escrituras de Doação de Bens Imóveis aos seus filhos com Cláusula de Usufruto. A nota ressalta que “doações de bens são atos legítimos, previstos em lei e objetivam evitar futuros conflitos entre herdeiros”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade