PUBLICIDADE

Política

Fornecer informações de eleitores é inaceitável, diz presidente do TSE

7 ago 2013 - 18h23
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta quarta-feira que o fornecimento de informações sobre eleitores brasileiros a uma empresa privada é inaceitável. Desde o dia 23 de julho, está em vigor um acordo firmado entre o TSE e a empresa de proteção ao crédito Serasa Experian que prevê fornecimento e validação de dados que pode alcançar os 144 milhões de eleitores brasileiros.

"Compartilhamento de informações nós não aceitamos de jeito nenhum, nem para fins judiciais, às vezes, que não sejam explicados. Mas, realmente, isso não é aceitável", disse a ministra, no intervalo da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta tarde.

O acordo com a Serasa foi assinado pela então corregedora-geral de Justiça, Nancy Andrighi, e mantido pela atual corregedora, Laurita Vaz. Cármen Lúcia ainda disse que vai consultar Laurita Vaz para obter informações mais detalhadas sobre o assunto.

A presidente do TSE achou "estranho" o fato de o assunto não ter sido levado a plenário pela então corregedora da corte. "Quando há uma situação dessa natureza, se faz um processo e se leva ao plenário. Não sei por que desta vez isso não foi feito, levaram direto ao diretor como se fosse uma situação definida."

Mesmo apresentando ressalvas à situação, Cármen Lúcia ressaltou que a corregedoria é "órgão sério" e que não vê nenhuma irregularidade. "Imagino que deva ter sido feito um estudo e eles se precipitaram talvez", analisou. A ministra ainda informou que, embora o acordo com a Serasa já tenha sido publicado, nenhuma informação foi disponibilizada até o momento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade