PUBLICIDADE

Política

Fonte: Gabrielli segue à frente da Petrobras no governo Dilma

16 dez 2010 - 16h44
(atualizado às 17h13)
Compartilhar

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, deverá seguir no cargo durante o mandato de Dilma Rousseff. De acordo com uma fonte da futura equipe de governo da petista, "por enquanto, fica como está". Indagada sobre por quanto tempo mais ele permaneceria à frente da empresa, a fonte disse que "não está sendo discutido isso agora."

Além de Gabrielli, outros nomes da área econômica do governo de Dilma já estão definidos. O presidente do Banco Central será o economista gaúcho Alexandre Tombini. Segundo analistas, sua linha de pensamento diferente do atual presidente, Henrique Meirelles, e se assemelha mais a do Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Mantega é outro nome definido como ministro do governo Dilma. O genovense que veio ao Brasil quando tinha 3 anos seguirá no Ministério da Fazenda. Sua manutenção é vista como um dos principais sinais de continuísmo no governo de Dilma Rousseff. Ele ocupa o cargo desde março de 2006, quando substituiu Antonio Palocci.

O Secretário de Assuntos Estratégicos será o ex-governador do Rio Wellington Moreira Franco. Ele já ocupou a vice-presidência de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal. Ele deixou a Caixa para participar, como representante do PMDB, da coordenação da campanha Dilma.

O Ministério de Minas de Energia terá a sua frente Edson Lobão (PMDB-MA). No cargo entre janeiro de 2008 e março de 2010, o senador é ligado ao grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), Lobão faz parte da cota peemedebista na distribuição de cargos.

O potiguar Garibaldi Alves Filho comandará o Ministério da Previdência. Indicado por Renan Calheiros (PMDB-AL), o jornalista deixa a porta aberta para que José Sarney (PMDB-AP) volte a concorrer à presidência do Senado em 2011, pois pretendia disputar o posto caso não assumisse o ministério.

O Ministro da Agricultura será o ex-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Wagner Rossi. Ele assumiu o Ministério em março de 2010, após a saída de Reinhold Stephanes.

A Secretária da Pesca será Ideli Salvatti. Professora, começou a militância na década de 1980, ocupando a presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e a tesouraria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Santa Catarina.

O deputado federal Pedro Novais Lima (PMDB-MA), 80 anos, será o Ministro do Turismo. Em seu atual mandato na Câmara, Novais é titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade