PUBLICIDADE

América Latina

Fidel Castro se reúne com brasileiro Frei Betto

Conversa aconteceu um dia após o líder cubano se manifestar pela primeira vez sobre a aproximação entre Cuba e Estados Unidos

28 jan 2015 - 07h42
(atualizado às 08h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>ùltima aparição pública de Fidel Castro foi em janeiro de 2014</p>
ùltima aparição pública de Fidel Castro foi em janeiro de 2014
Foto: AP

O líder cubano Fidel Castro se encontrou na terça-feira com o teólogo brasileiro Frei Betto, informa o jornal oficial Granma. "O companheiro Fidel e o destacado intelectual brasileiro Frei Betto tiveram na tarde de ontem (terça-feira) uma conversa amistosa, durante a qual abordaram vários temas nacionais e internacionais", afirma o Granma.

"O encontro aconteceu em um clima afetuoso, característico das amplas e fraternais relações existentes entre Fidel e Betto", completa o jornal oficial em sua edição online.

A conversa aconteceu um dia depois de Castro, de 88 anos e afastado do poder desde 2006, ter falado pela primeira vez sobre a histórica aproximação entre Cuba e Estados Unidos para declarar que, embora desconfie de seu velho inimigo, não rejeita os acordos, o que foi considerado por Washington como um "sinal positivo".

"Betto citou seu encontro com o Papa Francisco, em 9 de abril do ano passado, e comentou sobre as conferências que deu durante sua viagem a Cuba", afirma o Granma.

O silêncio de Fidel Castro sobre a histórica reconciliação entre Estados Unidos e Cuba, anunciada por seu irmão e sucessor Raúl Castro e pelo presidente Barack Obama em 17 de dezembro, provocou boatos sobre sua morte no início do mês nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação internacionais.

Fidel não aparece em público desde 8 de janeiro de 2014 e a última foto publicada é de agosto do ano passado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade