PUBLICIDADE

Política

FHC: é preciso 'aceitar derrotas' e 'preservar a democracia'

Sobre o protesto que pediu o impeachment de Dilma e a volta da ditadura, ex-presidente disse que é preciso 'respeitar regras do jogo' e não esquecer passado; novo ato está marcado para amanhã

14 nov 2014 - 16h55
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discursa em evento do PSDB em São Paulo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discursa em evento do PSDB em São Paulo
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) mandou nesta sexta-feira um recado para aqueles que pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e defenderam a necessidade de uma “intervenção militar” no País, em protesto em São Paulo no último dia 1º. Sem citar diretamente o protesto, FHC lembrou o movimento das “Diretas Já” e disse que o povo brasileiro não pode esquecer a própria história.

“Hoje, passado tanto tempo, nós temos democracia, nós temos liberdade. E é dever nosso, do PSDB, dos democratas do Brasil, dos partidos coligados, dos que estão em outros partidos e têm noção da história, e do povo brasileiro, em primeiro lugar, preservar a democracia e a liberdade, respeitando as regras do jogo, respeitando a Constituição, aceitando derrotas e estando sempre disposto, derrotado ou vitorioso, a defender o Brasil”, afirmou FHC.

As declarações foram dadas durante discurso para uma plateia lotada em São Paulo, em evento no qual o candidato derrotado à Presidência Aécio Neves (PSDB) agradeceu os votos que recebeu dos paulistas.

Apesar das críticas, mais um protesto intitulado "Impeachment da presidente Dilma" está marcado para este sábado, na avenida Paulista, em São Paulo. Até as 17h desta sexta-feira, 6 mil pessoas já haviam confirmado presença no ato por meio da página do evento no Facebook, que traz uma bandeira do Brasil e as palavras "Intervenção militar já!!!".

Após o discurso de FHC, Aécio tomou a palavra e em determinado momento chegou a ser interrompido por uma mulher da plateia, que perguntou se os manifestantes do ato de amanhã podem "ter a esperança de tirar esse governo do poder". Aécio riu, e se limitou a responder que "o nosso limite é o respeito à democracia".

“Caras atormentadas”

Embora tenha criticado o protesto capitaneado por eleitores de Aécio, FHC fez duras críticas a Dilma e ao PT, disse que o PSDB saiu vitorioso apesar da derrota e que os “supostos” vencedores estão com as “caras atormentadas”.

“Nós não ganhamos, mas a emoção é como se tivéssemos ganhado. E nós vencemos, todos nós brasileiros vencemos. Vejam as fotografias dos que são supostamente vitoriosos: caras atormentadas, não sabem o que vão fazer, não sabem como construir um ministério”, disse o ex-presidente.

“A nossa responsabilidade é de, na firmeza, continuar combatendo. Mas sempre com responsabilidade institucional. Nós somos depositários da democracia, da liberdade, da Constituição”, continuou.

Assim como Aécio havia feito em entrevista coletiva antes do início do evento, FHC aproveitou para comentar a nova fase da operação Lava Jato, da Polícia Federal, que prendeu um ex-diretor da Petrobras nesta sexta-feira. “A oposição não é contra o Brasil, é contra os desmandos daqueles que estão governando o Brasil. Não vou falar deles, tenho vergonha, tenho vergonha de dizer o que está acontecendo na Petrobras”, concluiu o ex-presidente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade