PUBLICIDADE

Política

FHC apoia Felipe González na defesa de opositores venezuelanos

30 mar 2015 - 21h21
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira que está disposto a apoiar o ex-mandatário espanhol Felipe González na defesa dos opositores venezuelanos presos Leopoldo López e Antonio Ledezma, para os quais pediu "um julgamento normal".

"Felipe González me telefonou para perguntar se eu poderia protestar, pedir justiça junto com ele e com outros mais e respondi que claro", revelou FHC em declarações à colombiana Blu Radio.

"Estou disposto, inclusive, a viajar à Venezuela. Nas questões jurídicas não posso participar, porque não sou advogado, mas no campo político estou disposto a ajudar no que puder, averiguar também quais são as razões, se o governo tem alguma, para justificar tudo isto".

"Não tem sentido mantê-los na prisão. Deve haver um julgamento normal para que esta gente possa se defender. Acredito ser o dever de todos os latino-americanos que amam a liberdade protestar fortemente a favor dos direitos humanos".

FHC afirmou que tratará de mediar com o governo brasileiro para que Brasília expresse "uma posição mais aberta contra estes abusos".

Na semana passada, González informou que defenderá López e Ledezma, prefeito de Caracas, que o ex-chefe de governo espanhol chamou de "políticos presos por exercer a política".

Antes do anúncio, González se reuniu em Madri com Mitzy Capriles, mulher de Ledezma, detido em 19 de fevereiro passado pelos serviços de Inteligência venezuelanos por crime de conspiração.

Ledezma está na prisão de Ramo Verde, 30 km de Caracas, junto a López, encarcerado desde fevereiro de 2014.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade