3 eventos ao vivo

Federação do PV na América destaca votação de Marina Silva

6 nov 2010
14h13
atualizado às 15h09

A Federação dos Partidos Verdes das Américas (FPVA) destacou nesta semana em Bogotá o avanço eleitoral das formações ecologistas no continente, com destaque para o desempenho de Marina Silva (PV), na corrida eleitoral no Brasil.

Com os 20 milhões de votos obtidos no primeiro turno das eleições, Marina se tornou a candidata mais votada da história na legenda, segundo o copresidente da FPVA, o mexicano Leonardo Álvarez.

O evento da FPVA reúne na capital colombiana delegações de 12 de países do continente americano. Várias representações do movimento global verde também assistem à reunião anual da FPVA, que terminará no próximo domingo após o ingresso formal do PV da Colômbia como membro pleno número 12.

Álvarez ressaltou que Marina Silva superou, em percentual de votos, seu correligionário colombiano Antanas Mockus, que preside junto com Luis Eduardo Garzón o PV deste país.

Mockus obteve 28% dos votos no segundo turno do pleito presidencial da Colômbia, no qual venceu o governista Juan Manuel Santos, o que transformou o PV na segunda força eleitoral do país.

O copresidente da FPVA, o brasileiro Marco Antonio Mróz, observou que o movimento cresce em termos eleitorais em outras partes do mundo, como na Austrália.

EFE   
publicidade