PUBLICIDADE

Política

Executivos da OAS ficam em silêncio durante CPI da Petrobras

Funcionários da construtora informaram que “por orientação dos advogados” iriam permanecer em silêncio.

28 mai 2015 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários
Empresários têm mantido silêncio durante oitivas da CPI da Petrobras
Empresários têm mantido silêncio durante oitivas da CPI da Petrobras
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

A exemplo do que tem ocorrido na maioria dos depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na qual a Câmara dos Deputados investiga as denúncias de corrupção na Petrobras, os dois depoentes desta quinta-feira – o diretor financeiro e o funcionário da construtora OAS, Mateus Coutinho de Sá Oliveira e José Ricardo Nogueira Brechirolli, respectivamente – optaram por ficar em silêncio durante as oitivas com os deputados.

Siga o Terra Notícias no Twitter

No início dos depoimentos, os dois funcionários da OAS informaram que “por orientação dos advogados” iriam permanecer em silêncio. Ao ouvir isso, o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-SP) propôs a dispensa deles, sugestão acatada pelo presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), apesar da crítica de alguns parlamentares que queriam fazer indagações independentemente de haver ou não respostas. Encerrada a sessão, os integrantes da CPI se retiraram para uma reunião fechada para discutir “questões de caráter administrativo” da comissão.

Na quarta-feira, os cinco executivos do Grupo Schahin chamados a prestar depoimentos na condição de testemunhas na CPI – Carlos Eduardo Schahin, Milton Toufic Schahin, Salin Toufic Schahin, Rubens Toufic Schahin e Pedro Schahin – apresentaram decisão judicial autorizando-os a permanecer em silêncio diante dos questionamentos dos membros da CPI.

As empresas do grupo, entre as quais a Schahin Petróleo e Gás e a Schahin Engenharia, estão sendo investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por suspeita de formação de cartel e pagamento de propina. O Grupo Schahin firmou contratos com a Petrobras pelo arrendamento de cinco navios-sonda. No início do ano, a Petrobras rescindiu os contratos e, em seguida, a empresa entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial.

A estratégia de permanecer em silêncio durante as oitivas foi usada também no dia 26 durante os depoimentos do presidente da Construtora OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, e do ex-presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa João Ricardo Auler. Os dois foram presos na Operação Lava Jato e, atualmente, cumprem prisão domiciliar. O único a falar naquela oitiva foi o ex-vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Hermelino Leite. Durante o seu depoimento, ele disse que o pagamento de propina era uma “condição de funcionamento” na relação das empreiteiras com a Petrobras. Leite admitiu o pagamento de propina a agentes públicos e privados.

Durante os depoimentos feitos no dia 21, o vice-presidente da Engevix Engenharia, Gerson de Mello Almada, também optou por usar o direito constitucional de permanecer em silêncio. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro e corrupção, e encontra-se em prisão domiciliar.

Ex-deputados presos na 11ª fase da Lava Jato depõem na CPI da Petrobras:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade