PUBLICIDADE

Política

Exames comprovam que câncer de Lula não voltou

10 ago 2013 - 13h55
(atualizado às 14h08)
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu neste sábado a exames de controle do câncer de laringe que lhe foi detectado em 2011, que comprovou que seu estado de saúde é "excelente".

"Os exames foram realizados para evitar toda dúvida sobre o estado do paciente", declarou em entrevista coletiva Roberto Kalil, chefe da equipe médica que atende Lula no hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

Kalil se apoiou nos exames realizados hoje para desmentir uma série de rumores que circularam nas últimas semanas e falavam de uma possível reaparição de um tumor na laringe do ex-presidente.

O médico explicou que foram feitos exames rigorosos, entre eles uma ressonância magnética e uma laringoscopia, que deram resultados "completamente normais, sem nenhum indício da volta da doença".

Kalil acrescentou que Lula "se encontra em excelente estado geral", com "uma saúde perfeita" e que pode manter "uma atividade plena".

Segundo o médico, o ex-presidente só voltará a ser submetido a exames de rotina em 2014, mas não esclareceu em que mês, pois "não há nenhuma pressa", já que seu estado é "excelente".

Os médicos detectaram o câncer no dia 29 de outubro de 2011 e, dois meses depois, iniciaram um tratamento primeiro com quimioterapia e depois com radioterapia.

Em março do ano passado foi anunciada a total remissão do tumor e desde então Lula mantém uma intensa atividade política com uma absoluta normalidade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade