PUBLICIDADE

Política

Ex-senadora Heloísa Helena assume como vereadora

2 jan 2009 - 10h29
(atualizado às 10h42)
Compartilhar

A ex-senadora Heloísa Helena (Psol) tomou posse como vereadora de Maceió, em Alagoas, na noite desta quinta-feira, em solenidade realizada no Tribunal de Justiça do Estado. No discurso, Heloísa disse estar satisfeita de ter conquistado um mandato no Legislativo Municipal após ter cumprido mandato do Senado Federal e ter sido candidata à presidência.

"Estou imensamente honrada e feliz em assumir este compromisso com o povo de minha terra. Fui vice-prefeita, deputada estadual e senadora, mas não vejo nenhum constrangimento em me tornar vereadora por Maceió. Muito pelo contrário. Sofri muito e pensei bastante, durante os dois anos em que fiquei sem mandato, se deveria me candidatar novamente", avaliou.

Heloísa Helena concede entrevista após assumir o cargo
Heloísa Helena concede entrevista após assumir o cargo
Foto: Bruno Gomes / Especial para Terra

Heloísa afirmou ainda que sua vitória em Maceió é uma espécie de desabafo. "Fui muito perseguida por aqui. Quando esta sertaneja deixou o Senado, sorri após ter me emocionado em minha despedida. Sorri por não ter me vendido", emendou a vereadora, que voltou a citar o Psol como "a única e verdadeira alternativa socialista no País".

Heloísa não quis comentar sobre uma nova candidatura à presidência. Em recente pesquisa do Instituto Datafolha, ela aparece na terceira colocação em intenção de voto, atrás do governador de São Paulo, José Serra, e do deputado federal Ciro Gomes. "Somos um partido pequeno, mas não somos nanicos morais como muitos".

Por ter sido a mais votada, a ex-senadora coordenou a solenidade de posse de 19 colegas vereadores. Seriam 20, caso uma decisão judicial não tivesse impedido, nesta quinta, a posse de Nery Almeida (PP) - primo do prefeito reeleito Cícero Almeida -, indiciado pela Polícia Federal por compra de votos.

Heloísa Helena recebeu 29.516 votos, quase o dobro da votação do segundo vereador na preferência dos eleitores maceioenses, Galba Novaes (PRB). Ela teve, inclusive, votação maior que a obtida pela candidata do governo do Estado à prefeitura de Maceió, Solange Jurema (PSDB). Já o segundo candidato a vereador mais votado do Psol, Ricardo Barbosa, obteve apenas 453 votos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade