PUBLICIDADE

Política

Ex-senador de MT confirma ser conselheiro na Sabesp

27 fev 2009 - 18h05
(atualizado às 19h19)
Compartilhar

Juliana Michaela

Direto de Cuiabá

O ex-senador de Mato Grosso Antero Paes de Barros (PSDB) confirmou em seu blog nesta sexta-feira que é conselheiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em 20 de fevereiro, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), emprega políticos que perderam as eleições em outros Estados e estão sem mandato, entre eles o ex-senador matogrossense.

Outro político beneficiado seria Roberto Freire (PPS-PE), que integra conselhos de administração de duas empresas da prefeitura de São Paulo - Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e da SPTurismo.

Para o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, a colocação de ex-políticos "é um absurdo". "O problema não é que é ilegal, mas é imoral. Além de um exemplo do mau uso do dinheiro público. O que esses políticos fazem nesses conselhos, quais são suas intervenções e resultaram no quê?", questiona.

Abramo acrescentou que a Sabesp é uma das maiores companhias de saneamento do mundo e que pertence à população de São Paulo. "Isso é um mecanismo de captura dos interesses públicos pelos interesses privados e políticos que se multiplica por todo País na esfera municipal, estadual e federal. Não é peculiar apenas da Sabesp. E serve apenas aos interesses deles e não da população", falou.

Dirceu afirmou que o ex-senador reside em Cuiabá (MT) e recebe R$ 3,8 mil do governo paulista para integrar o conselho de administração da Sabesp. "Antero assumiu o cargo de conselheiro em abril de 2007 com mandato de um ano, e foi reconduzido ao posto no ano passado", disse em seu blog.

O ex-senador tucano rebateu as acusações e fez críticas ao ex-ministro. "Zé Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, foi demitido a contragosto após o escândalo do mensalão. Acabou indiciado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção e foi considerado pelo MP (Ministério Público) um dos chefões do esquema que comprava com recursos públicos o apoio de parlamentares no Congresso Nacional", disse em seu blog.

Antero Paes de Barros afirmou que é "tão atuante e comprometido com seu cargo que foi reeleito em assembléia geral de acionistas da empresa para um segundo mandato como conselheiro".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade