PUBLICIDADE

Política

Ex-presidente Lula é internado em SP com infecção pulmonar

4 mar 2012 - 16h47
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser internado neste domingo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com uma infecção pulmonar, de acordo com boletim médico divulgado pela instituição.

Na última quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff deixou Brasília para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo
Na última quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff deixou Brasília para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

A batalha de Lula contra o câncer

Os cânceres de Dilma e Lula

Lula apresentava febre baixa e, conforme o hospital, está sendo medicado com antibióticos. O ex-presidente deverá permanecer internado nos próximos dias. Ele será submetido ainda hoje a exames de sangue para detectar a gravidade da infecção pulmonar, inicialmente considerada leve. O resultado dos exames deve sair na segunda-feira, e o ex-presidente passará pelo menos a noite deste domingo no hospital. Ele está acompanhado da mulher, Marisa Letícia, que chegou com Lula por volta do meio dia, saiu e voltou ao hospital às 18h30.

Lula concluiu o tratamento de radioterapia contra o câncer de laringe no dia 17 de fevereiro, mas os medicamentos continuam a agir no corpo por algumas semanas. A previsão era de que ele realizasse novos exames na segunda quinzena de março, quando será possível avaliar se o tumor desapareceu completamente.

Desde que iniciou o tratamento, em outubro do ano passado, o ex-presidente já perdeu 12 kg. De acordo com a assessoria do Instituto Lula, apesar do fim do tratamento, o ex-presidente ainda queixava-se de dores na garganta - um sintoma considerado "normal" no final desse tipo de tratamento. Ainda segundo a assessoria, o mal estar aumentou no fim de semana e, por isso, Lula foi ao hospital hoje no horário de almoço para ser avaliado. Apesar da internação, o estado de saúde de Lula é considerado bom.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro de 2011. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade