PUBLICIDADE

Política

Ex-presidente da Fiemg: contratei Pimentel por qualificação

7 dez 2011 - 16h55
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse que contratou o ministro Fernando Pimentel como consultor da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) pela sua qualificação técnica. Pimentel vem sofrendo denúncias de suposto tráfico de influência quando atuou na federação entre seu mandato de prefeito e até tomar posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Andrade, na época, era presidente da Fiemg.

"Nós contratamos um homem experiente, que vinha do setor privado, formado em economia e que teve uma vivência, uma experiência muito grande no setor público, com projetos e propostas de desenvolvimento", disse Andrade.

Segundo Robson Andrade, a Fiemg tinha interesse em Pimentel para auxiliar na elaboração de projetos a serem apresentados ao setor público. Andrade destacou que Pimentel, "na época, não era nem ministro, nem prefeito".

"A Federação das Indústrias de Minas Gerais fez um contrato para que essa pessoa nos auxiliasse a preparar projetos e programas de desenvolvimento, projetos e programas que pudessem ser apresentados ao poder público, não só do Estado, mas do governo federal", explicou. "Ele nos deu uma contribuição muito grande pela sua larga experiência como homem público e pela sua experiência como economista e como empresário", disse Andrade.

Ontem, o ministro Fernando Pimentel rebateu, por meio de nota, reportagens publicadas no jornal O Globo sobre suas atividades de consultoria no período entre sua saída da prefeitura de Belo Horizonte (MG), em 2008, e a chegada ao governo federal, em janeiro de 2011. No comunicado, a pasta nega que Pimentel tenha recebido pagamento por serviços à empresa QA Consulting Ltda em fevereiro deste ano, quando já era ministro. "Na verdade, Pimentel recebeu pagamento pela atividade de consultor exclusivamente nos anos de 2009 e 2010" - período em que não exercia cargo público.

Na edição dessa terça-feira, o jornal diz que a companhia de informática pagou R$ 400 mil à empresa de Pimentel, a P-21 Consultoria e Projetos Ltda. A QA Consulting pertence ao filho de um sócio minoritário do ministro na P-21. Segundo a publicação, a última parcela do pagamento foi depositada dois dias antes da empresa de informática receber R$ 230 mil da construtora HAP Engenharia para prestar serviços de "infraestrutura para soluções de rede", trabalho que não há registro, conforme o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade