PUBLICIDADE

Política

Ex-prefeito de Niterói comandará Secretaria de Assuntos Estratégicos

9 dez 2010 - 00h09
Compartilhar

O futuro ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, é natural de Teresina (PI), mas é radicado no Rio de Janeiro, onde cursou sociologia. Ele foi governador do Estado do Rio de Janeiro entre 1987 a 1991. Também foi prefeito de Niterói (RJ) e deputado federal pelo Estado. Ocupou a presidência da Fundação Ulysses Guimarães do PMDB e diversos cargos públicos.

O último cargo que Moreira Franco ocupou foi o de vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal. Ele deixou a Caixa para participar, como representante do PMDB, da coordenação da campanha Dilma Rousseff à Presidência da República. Ele é um dos homens de confiança do vice-presidente eleito Michel Temer.

Moreira Franco começou sua militância política ainda como estudante. Combateu o regime militar e foi membro do diretório acadêmico e dirigente estadual da Ação Popular, chegando a ser preso durante a ditadura militar. O ex-prefeito se filiou ao MDB em 1972. Em 1981, deixou o partido e se filiou ao PDS.

Em 1985, ele retornou ao PMDB e ajudou na eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República. No governo de Fernando Henrique Cardoso, Moreira Franco foi assessor especial da Presidência da República 1998 a 2002. Em 2008, assumiu o cargo de vice-presidente de Fundos de Loteria da CEF.

Novos ministros

A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou oficialmente nesta quarta-feira os nomes dos ministros indicados pelo PMDB para sua gestão. Conforme acertado com o vice-presidente eleito, o deputado federal Michel Temer, o partido ficou com cinco pastas.

Hoje, além de Pedro Novais para o Ministério do Turismo, foram anunciados o senador Garibaldi Alves Filho para o Ministério da Previdência, o ex-ministro e senador Edison Lobão para retornar ao comando do Ministério de Minas e Energia, o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para continuar no cargo, e o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Além dos anunciados nesta noite, estavam confirmados no primeiro escalão o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (Casa Civil), o chefe de gabinete no governo Lula, Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), o deputado federal e coordenador da transição José Eduardo Cardozo (Justiça), o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior (Planejamento), o diretor de Normas e Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Tombini (presidência do BC), e o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Estão cotados: a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para permanecer no cargo; o senador Aloizio Mercadante, para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia; o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, para o Ministério do Desenvolvimento; e o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, para o Ministério de Relações Exteriores.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade